Minimalismo é a palavra-chave se você busca uma decoração de classe. Ambientes clean compostos por peças valorizadas pelo seu design, normalmente monocromáticos ou com apenas um toque de cor e algum detalhe com estampa geometrizada é a marca da tendência escandinava na arquitetura.
Mesmo entendendo a lógica e identificando os elementos decorativos necessários para a composição destes ambientes, dificilmente conseguimos deixa-lo com tanta identidade e “tão escandinavo” se não entendermos o conceito e a origem dessa linguagem de decoração.
1 – ILUMINAÇÃO NATURAL ABUNDANTE:
Os países escandinavos (Noruega, Dinamarca e Suécia) são marcados pelo inverno longo, rigoroso e escuro, então a arquitetura busca captar o máximo de luz que se pode obter do ambiente externo.

2 – COMPOSIÇÃO COM CORES CLARAS, NORMALMENTE BRANCO OU TONS PASTEIS:
Além da captação máxima de iluminação natural, a pintura em cores mais claras auxiliam a refletir o máximo de luminosidade dentro do ambiente, com esta mesma finalidade a decoração escandinava utiliza espelho e vidro em sua composição.

3- PRESENÇA DE ELEMENTOS NATURAIS NO REVESTIMENTO E NA DECORAÇÃO:
Mesmo sendo minimalista este tipo de decoração maximiza a sensação de aconchego, uma vez que busca trazer para o ambiente interno elementos naturais como forma de revestimento, como o piso de madeira e vasos de plantas na decoração, por exemplo.

4- PRESENÇA DE OBJETOS DE DECORAÇÃO COM DESIGN ARROJADO COM UMA PEGADA INDUSTRIAL.

5- TOQUE DE ROSA QUARTZO:
Estas são apenas referências para quem quer acrescentar um toque de cor e graça na decoração escandinava, o rosa quartzo está super em alta e cai muito bem com objetos cobreados, mas você pode apostar também em outros tons pasteis que o ambiente certamente ficará singelo.

E aí, gostaram?? Essas foram apenas algumas dicas sobre conceito e referências para essa arquitetura tão sóbria e acolhedora. Segue uma listinha dos nossos perfis preferidos de decoração escandinava no Instagram:
Mais referências no Pinterest da Joana!
2 comentários em “A tendência de decoração do ano”