Olá gente!
Há algum tempo falamos um pouco no Stories do Instagram sobre o 5S. Fizemos este post com intuito de detalhar melhor quais os significados e aplicações da metodologia japonesa.
Vamos começar contando brevemente o surgimento dele:
No Japão, após o fim da Segunda Guerra Mundial, as empresas tinham que se reerguer de alguma forma e o desperdício era algo que não existia no vocabulário da época. O 5S foi criado como um método para auxiliá-las a terem o máximo de rendimento.
Aqui no Brasil, a metodologia foi utilizada a partir da década de 70 em grandes empresas e na década de 90 em órgãos públicos, focando na melhoria do trabalho e o relacionamento entre as pessoas.
Voltando ao Japão, o 5S ou House keeping hoje é utilizado desde cedo, em casa. As famílias aplicam o método para envolver os membros da família na administração e organização do lar.
Esse programa pode ser conhecido com outros nomes, mas o 5S é o mais usado e vem das iniciais das 5 técnicas que o compõe:
Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke
Mas… o que são essas palavras e o que significam? E ainda mais, como podem me ajudar?
Antes de explicar tudo, dou uma dica: não fique pensando que é uma coisa impossível, o segredo é seguir um passo de cada vez, sem pressão de tempo de adaptação. Ainda estou no primeiro ou talvez segundo S, vai de cada um! O importante é que de alguma forma esses princípios te faça bem e melhore sua rotina, contribuindo para provocar mudanças comportamentais (positivas) em todos.
Vamos começar pelo Seiri:
- SEIRISignifica “senso de utilização”. Neste primeiro S vem aquela famosa frase: Isso ainda é necessário?Na casa, por exemplo, é a hora de fazer um levantamento para separar e descartar (ou doar!!) aquilo que já não serve mais e pode, eventualmente, ficar acumulando coisas.
Isso vale para documentos, sejam eles eletrônicos ou impressos, e papéis em geral. A dica que dou é escanear as coisas de faculdade e armazenar na nuvem, e descartar os papéis. O celular não sai ileso, você é um acumulador(a) de fotos?? É melhor rever a utilidade de cada uma, a memória do celular agradece hahaResumindo, o Seiri te ajuda a identificar e eliminar objetos e informações desnecessárias, o conceito chave para ele é a utilidade. Só tome cuidado pra não se empolgar e descartar informações ou documentos importantes!Chega de bagunça! Organize por categorias e por frequência de utilização. | Foto: Rob Bye Tá meio perdido? Fizemos uma tabelinha que vai te ajudar a começar a se organizar:
IDENTIFICAÇÃO PROVIDÊNCIAS É usado toda hora? Colocar no próprio local de utilização É usado todo dia? Colocar próximo ao local de utilização É usado toda semana? Guardar por categoria, etc Não é necessário? Jogar fora/doar
- SEITONJá o Seiton tem como definição senso de organização, e o nome já diz tudo. Mas.. você é do tipo que parece que passa um furacão pelos lugares que anda?
O Seiton te ajuda nisso! Como continuidade do Seiri, é necessário rever a localização dos seus objetos para que deixe perto o que é mais usado, e guarde com objetos compatíveis os que não são usados com frequência.
Seu conceito chave é a simplificação, as coisas devem ser guardadas em locais de fácil acesso e de um jeito que seja fácil saber quando estão fora do lugar.As vantagens deste segundo S são:
– facilidade em encontrar documentos, materiais, objetos, ferramentas..
– economia de tempoComo seriam as bibliotecas sem organização? Muito tempo perdido! Nosso dia a dia tem tanta necessidade de organização quanto ela! | Foto: Becca Tapert - SEISONo terceiro S (senso de limpeza) é criada a consciência de que a limpeza é responsabilidade de todos, em vez de apenas de alguém responsável pela faxina.
Dessa forma, cada um é responsável pela manutenção da limpeza e organização de suas coisas.
Como considerar o que é englobado como sujeira? O 5 S considera que todos os agentes que agridem o meio ambiente podem ser sujeira: mau cheiro, iluminação deficiente, ruídos, pouca ventilação, poeira, e a sujeira de fato.Cada pessoa sendo responsável pela limpeza, colabora em:
– não desperdiçar
– deixar ambientes em ordem após o uso, como banheirosBanheiro é aquele assunto polêmico! Mas se cada um manter a limpeza e organização, tudo fica melhor. | Foto: Photo by Huyen - SeiketsuOs primeiros princípios têm a intenção de fazer a mudança nos hábitos e sua percepção de organização. O Seiketsu traz o princípio de normalização, que é tornar cotidiano os padrões do Seiri, Seiton e Seiso.
Neste S a perseverança tem que imperar para haver mudanças de comportamento, trazendo para a rotina a organização, arrumação e limpeza obtidas anteriormente. - ShitsukeO último S tem como princípio a disciplina, sem ela tudo que foi visto vai por água a baixo, não é mesmo?A ideia é fazer do que vimos um estilo de vida, para isso é preciso constantemente estar estimulando esses aprendizados e não se deixar abater com alguns fracassos de vez em quando.
Quando há disciplina, significa que estará conseguindo consolidar as outras etapas do 5S. Isso é, quando você faz o que tem que ser feito e da maneira que deve ser feito mesmo que ninguém veja.
A aplicação da metodologia 5S, permite que através do tempo se reduza tempo perdido para as tarefas simples, o desperdício de materiais, melhora a organização, aumenta a produtividade no geral, além de estabelecer um padrão alto de qualidade se aplicado no trabalho, por exemplo, trazendo menor necessidade de controle e aumento da confiabilidade dos processos.
Aparentemente esses sensos falados aqui são coisas fáceis de se fazer, a ideia é ter continuamente o hábito de praticar os 5S, e isso não é fácil, mas com perseverança tudo se pode conseguir.
Se você é aquele tipo de pessoa que precisa de companhia em algum desafio para se sentir motivado, nós vamos dar aquela mãozinha e entraremos neste desafio de implementar os 5S na nossa rotina, assim te convidamos a participar dele também! Nós estaremos publicando no Stories diariamente nossa rotina e usaremos a hashtag #joana5S. Use ela para que possamos ver como estão indo no desafio!
Vamos lá? Aguardamos suas marcações! #joana5s
Consulta de pesquisa:
REYES , Andrés E. L.; VICINO, Silvana R. Programa 5S. Disponível em: <http://www.esalq.usp.br/qualidade/cinco_s/pag1_5s.htm>.
Amei o post!!!
Estudei isso em administração. Achei demais vocês aplicarem o método para o meio em que vivem, no caso para decoração/casas! Parabéns, meninas!
CurtirCurtir